sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mercado Negro







A Feira do Festival Nuits d’Afrique eh super movimentada, com stands vendendo roupas e artesanatos africanos e sul-americanos (muitos comerciantes mexicanos), souvenirs do festival e Cds de musica negra e de artistas que participaram do Festival em anos anteriores. Encontrei muitos cds promocionais por 5 dollares, inclusive os brasileiros Nei Lopes (samba) e Rosa Passos (Bossa Nova), alem de outros imprestaveis por 1 dollar.
As comerciantes africanas, a maioria do Senegal, Quenia ou Costa do Marfim, conversavam entre si em dialeto diferente e, com os clientes, em frances. Uma me fez lembrar os artistas do Pelourinho, em especial da nossa pintora Eni, pois, sem paciencia de falar comigo em ingles, me mostrou o preco de uma roupa utilizando as teclas do celular. Um barato.
Adorei os produtos (e precos) de um stand mas, quando pedir para que a africana falasse comigo em ingles, ela chamou uma mulher branca, toda paramentada, com tecidos africanos e cabelo trancado, que comecou a falar da qualidade dos produtos e do que significava cada desenho da estampa. Nao comprei, claro. Em toda parte os brancos acham que podem ser nossa bengala.
Cheguei finalmente ao ultimo stand, onde uma linda negra me recebeu em frances. Respondi em ingles e ela tentou, com certa dificuldade, conversar sobre seus produtos. Quando eu disse que era brasileiro, ela ficou feliz da vida, pois sua mae mora em Brasilia e ela propria ja havia morada um ano em nosso pais. Awa eh do Senegal e esta ha cinco anos em Montreal. Ela faz faculdade de Biologia e trabalha com tecidos e produtos africanos com seu irmao. Lembrou de varias palavras em portugues, o suficiente para dizer, na lingua de Camoes, que amava o Brasil. Ela conheceu Salvador em uma rapida viagem com a mae para um festival de danca e cultura negra (claro). Sua mae trabalha na Diplomacia do Senegal em Brasilia e Awa espera voltar ao nosso pais.
Comprei na mao dela, claro, mas nao deixei de pedir um abatimento, pois entre irmaos, pode.

Nas fotos a alegria das africanas que cantavam e gritavam no show de Idy Oulo; a beleza e o jeito especial de pegar a roupa de Awa; e eu ao lado do ganense, Nii.

Um comentário:

  1. Amigooooo,
    Andei sumida por conta dos trabalhos e da organização do niver de Alice. Ai o teu tá chegandooooo. Adorei suas histórias de compras. Imagine se eu estou por aí. Ainda dançava para ganhar mais descontos. ahahahahah
    Já soube da dupla celebridade?? Eu e Cris. ahahaha
    Fiquei em paz amigo.
    bjo grande

    ResponderExcluir