domingo, 26 de julho de 2009

Musica no Parque Jean Drapeau

O Parque Jean Drapeau eh uma grande area verde formada pelas ilhas de Santa Helena e Notre Dame, na regiao Sul da cidade de Montreal. As ilhas sao banhadas pelo Rio Sao Lourenco (San Lawrence ou Saint Laurent, dependendo da escolha da lingua inglesa ou frances) e ligadas pela ponte Jacques Cartier. O acesso eh rapido atraves do metro (linha amarela, partindo da estacao Berri-Uquam) que `mergulha` no rio em poucos minutos em direcao a cidade de Longueuil.

No Parque Jean Drapeau esta o Biosphere, um grande museu natural, com exibicao de especies animais, em especial, marinhas. La acontecem debates e exposicoes sobre temas climaticos. Por fora eh uma linda obra de engenharia, que remete ao Globo Terrestre. Foi criada pelo arquiteto americano Buckminster Fuller para a Expo 67. Para entrar, os adultos pagam 12 dollares, estudantes e pessoas com mais de 60 anos, pagam $8 e menores de 18 nao pagam nada. Ah, tem tambem desconto para usuarios de transportes verdes (ecologicos) como bicicleta e metro – como quase todos os moradores de Montreal.

Festivais - No parque ha praias, piscinas e muita area para pratica de esportes, piquiniques e shows, como os que aconteceram neste sabado, 25 de julho.
No mesmo dia, tres grandes festivais movimentaram o Parque Jean Drapeau: Festival Cubain, com ritmos da ilha de Cuba, como a salsa; o Eurofest, com manifestacoes culturais de paises europeus e o Jamaica’s Day, um animado encontro das familias jamaicanas que vivem em Montreal. Na programacao, nao somente o reggae, mais popular ritmo da ilha onde nasceu Bob Marley, como tambem Hip Hop, baladas pop e romanticas e ate musica Gospel. Destaque para jovens artistas que se apresentaram para uma plateia formada por outros jovens, idosos e criancas. Muitos usavam dreadloks ou trancas, independente da idade ou sexo.

Ao redor do palco, stands vendiam os apimentados pratos da culinaria jamaicana, alem de roupas, bandeiras e outras lembrancas do pais. Os maiores patrocinadores do Jamaica’s Day, assim como do Festival Cubain, foram agencias de viagem e empresas de transferencia internacional de dinheiro. Interessadas em divulgar seus produtos, dada a importancia do dinheiro enviado por imigrantes que moram aqui no Canada para as familias que ficaram no Caribe, em paises pobres como a Jamaica e o Haiti.





6 comentários:

  1. André! Sou eu, Vinícius, amigo de Edy da faculdade.
    Estou muito feliz por você, cara!
    Nesta vida, temos que perseguir nossos objetivos mesmo, encará-los de frente e sempre nos desafiarmos... Creio que esta viagem tem sido um grande desafio!

    Aproveite bastante.

    Abração! Força,

    Vinícius.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão espero que esteja bem, poxa como sua presença fez falta no último domingo Samba no parque com a bada Batifun, mas como está chegando a sua volta então estamos todos muito felizes, e contando os dias as horas para te ver como canta (Bell do chicletão).
    Irmão fiz um blog, rsrsrs entre ai edilucesantanaeventos@blospot.com.
    Dré minhas aulas começaram viu, e sua irmã esta muito feliz.
    Eu te amo muito fique sempre com Deus.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Amigo,
    Você está mui lindo nesta foto. Que óculos são estes??? Tá fazenso falta nos momentos celebridade, nos debates, nas festas, nos reencontros de turma... Voltaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Tia Rita (Kássia p os intimos,rsrsr)

    OI meu sobrinho amado! que orgulho tenho de vc...sempre acreditei no teu potencial.Esse é só o inicio do grande homem que nosso país terá.
    vc é o cara...Volte com bagagem cheia de :
    Mais conhecimento
    Mais maturidade (ñ que vc ñ a tenha)
    ++++++ Sucesso.

    Te amo muitoooooooooooooo.
    Deus esta contigo....Bjos

    ResponderExcluir